Airbnb lança serviço de experiências turísticas no Rio de Janeiro

Por Redação | 09 de Junho de 2017 às 11h23

Uma bela parte da expansão global do Airbnb vai além da simples hospedagem, com o serviço, muitas vezes, entregando funcionalidades que o tornam mais próximo de agências de turismo. Agora, uma dessas características chega ao Brasil com o lançamento do Trips, uma plataforma que, por enquanto, está disponível apenas no Rio de Janeiro.

A ideia é permitir que os anfitriões não apenas aluguem seus espaços, sejam eles quartos, casas, apartamentos completos ou flats, mas também criem experiências para seus hóspedes. Com a funcionalidade, o Airbnb deseja que seus usuários vejam as cidades com os olhos dos locais, a partir de atividades únicas, muitas delas pouco exploradas pelas agências e guias turísticos tradicionais.

Basta dar uma olhada nas opções disponíveis na capital carioca para entender como tudo funciona. Em vez de opções bem tradicionais como a visita ao Cristo Redentor ou um passeio de bondinho, temos opções que envolvem o preparo de uma refeição ao lado de chefs, que será servida para pessoas carentes, aulas de futevôlei com profissionais na praia do Leblon ou tours pelos bares dos bairros mais boêmios do Rio.

Outras opções apresentam uma experiência diferente na visita a pontos turísticos tradicionais. Um dos passeios, por exemplo, permite tirar selfies com o Cristo Redentor sem a multidão que costuma passar pelo monumento – o visitante pega uma van exclusiva com o anfitrião, que chega lá no momento exato da abertura dos portões e meia hora antes de todos os transportes públicos. Ou, então, visitar o Museu do Carnaval ao lado da rainha de bateria da Estácio de Sá, com direito, também, a uma aula de samba.

Os preços não são salgados, mantendo uma das características que tornaram o Airbnb um serviço bem-sucedido. No Rio de Janeiro, por exemplo, há experiências por a partir de R$ 50, com a mais cara sendo uma trilha finalizada por um passeio de parapente em São Conrado, que custa R$ 440 por pessoa.

Nessa etapa inicial, o Airbnb disponibilizou 35 experiências, mas deseja expandir esse número significativamente. As ofertas, entretanto, precisam se encaixar em alguns padrões, que exigem, por exemplo, a entrega de uma experiência que os hóspedes não poderiam realizar sozinhos, o direcionamento das atividades e também o preço justo e atraente para os usuários.

Entre as cidades com o maior número de reservas no Trips estão Barcelona, Paris e Los Angeles. Agora, o Airbnb deseja ver o Rio de Janeiro também fazendo parte dessa relação, com Stanley Fourteau, responsável pela implementação do serviço no Brasil, se mostrando bastante empolgado com a exclusividade e diversidade proporcionadas pelas experiências disponíveis.

Em todo o mundo, são mais de 1,4 mil experiências disponíveis em 25 cidades. O Trips também é responsável pelo maior índice de avaliações positivas de toda a plataforma, com as notas máximas representando 85% de todas as classificações. Por enquanto, porém, não existe previsão de lançamento do recurso em outros municípios brasileiros.

Fonte: Airbnb (Trips)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.