A internet não está sabendo lidar com a prisão do "Japonês da Federal"

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 11h58
photo_camera Divulgação

O agente federal Newton Ishii, que ficou conhecido como o "Japonês da Federal", acabou preso nesta terça-feira (7) em Curitiba, no Paraná. E como os usuários reagiram à notícia? Com muitos memes, claro, provando mais uma vez que o melhor do Brasil é o brasileiro.

Para quem não lembra, Ishii ganhou o apelido de "Japonês da Federal" após aparecer em fotos e vídeos escoltando presos e investigados da Operação Lava Jato. De acordo com o Estadão, ele conduziu os suspeitos para a Polícia Federal em Curitiba durante as 30 fases da maior operação de combate à corrupção que o país já viu. Sua projeção foi tanta que o agente serviu de inspiração para marchinha de carnaval, boneco de Olinda e até máscara.

Não há informações sobre os motivos da prisão de Ishii. O agente foi um dos 23 policiais federais alvos da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR). Ishii também responde a três processos derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa.

Além disso, em 2009, ele foi condenado pela Justiça Federal no Paraná por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada de produtos contrabandeados do Paraguai no Brasil. A condenação foi mantida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em março deste ano, mas, segundo a defesa de Ishii, sua sentença neste caso envolve o pagamento de cestas básicas.

Diante da prisão de Newton Ishii, muitos usuários foram às redes sociais questionar quem prendeu o japonês da federal. Até o fechamento desta nota, a hashtag já conta com mais de 25 mil menções no Twitter e é um dos assuntos mais comentados do mundo no microblog. Veja abaixo algumas postagens: