Wearables podem utilizar energia corporal

Por Redação | 14 de Abril de 2014 às 17h40

Os objetos inteligentes e dispositivos vestíveis – conhecidos por wearables – já são uma realidade e o próximo grande passo para a conexão cada vez mais estreita entre humanos e máquinas. E a indústria corre para tornar essa tendência algo simples no cotidiano das pessoas. Uma das maneiras de tornar esses gadgets mais comuns é, por exemplo, encontrar formas alternativas de alimentá-los, como utilizar a própria energia gerada pelo corpo humano.

De acordo com o site GigaOm, um novo e adesivo flexível, desenvolvido pelo Instituto de Ciências e Tecnologia Avançada da Coréia, é capaz de converter o calor humano em eletricidade, o que abre a possibilidade do corpo funcionar como uma verdadeira bateria para wearables.

O adesivo é feito a partir de fibras de vidro entrelaçadas, que formam uma lâmina. Uma substância líquida então é utilizada para converter o calor em eletricidade, explorando a diferença de temperatura entre a pele da pessoa e o ar ao redor.

Essa tecnologia já foi aplicada no passado em materiais feitos de cerâmica e alumínio, porém, a fibra de vidro é mais leve e o adesivo desenvolvido pela instituição coreana é capaz de suportar o processo e ainda permanecer fino e flexível.

Ainda não há previsão de quando essa tecnologia poderá ser utilizada nos wearables, mas sabe-se que há uma procura grande pela indústria por formas alternativas de energia. A tendência é de que os adesivos-bateria possam resolver em parte ou totalmente esse problema, assim como oferecer soluções em conjunto com a energia desperdiçada em veículos e indústrias.

Fonte: http://gigaom.com/2014/04/10/wearable-electronics-could-someday-run-on-body-heat/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OmMalik+%28GigaOM%3A+Tech%29

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!