Um pássaro? Um avião? Não, um jetpack!

Por Redação | 11 de Junho de 2014 às 12h46

Certo, ainda não estamos falando de um homem capaz de voar como no filme Rocketeer, ou de um passeio como o da cena final do filme Kick-Ass - Quebrando Tudo, mas você já pode ver um homem voando de jetpack por aí. O festival anual "Future is Here", em Washington, D.C., traz aos olhos do público tecnologias que irão fazer parte do nosso futuro em breve. E neste ano os presentes puderam ver um homem voando sobre o Grand Atrium do edifício Ronald Reagan, usando um Jetpack que utiliza como combustível uma combinação de nitrogênio e hidrogênio.

Confira o vídeo e as informações sobre como tudo aconteceu, veiculadas pelo Cnet.

A tecnologia já deu as caras em outras convenções como o "Future is Here" já faz alguns anos. O projeto de um jetpack não nasceu ontem, no entanto, não vemos pessoas voando com o aparato pelas cidades por três razões simples:

  • Primeiro, a gravidade terrestre faz com que o aparelho gaste enormes quantidades de energia, tornando mais viável e barato voar com um helicóptero;
  • Segundo, jetpacks são geralmente utilizados por astronautas em missões sem gravidade, pois é assim que eles se locomovem fora das naves;
  • E finalmente, terceiro, jetpacks não têm um tempo de voo muito longo, então nem sonhe com as horas de jogatina de Grand Theft Auto: San Andreas, e não pense em comprar um para rasgar o céu de sua cidade.
jetpack cj

O jetpack do vídeo foi criado pela Jet Pack International, e funciona com a já mencionada mistura de nitrogênio e peróxido de hidrogênio. O nitrogênio empurra o peróxido de hidrogênio pelo motor, que converte a mistura em um vapor extremamente quente.

O modelo apresentado tem um tempo máximo de voo de 25 segundos, e pode subir até 59 metros de altura. E acredite: o piloto levou mais de 100 horas de treinamento para dar a pequena voltinha vista no vídeo.

A companhia que criou o Jetpack já teve planos de levar um modelo similar chamado "Falcon" ao mercado. Os planos não deram tão certo assim e o projeto foi engavetado.

E aí, mesmo assim ficou interessado? Você pode conferir os preços de alguns modelos de jetpack de outra empresa, a Martin Jetpack, clicando aqui.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.