Tomada é capaz de calcular o consumo de cada aparelho plugado nela

Por Redação | 18 de Dezembro de 2012 às 08h20

Um projeto lançado no Indiegogo promete ajudar as pessoas a controlar melhor sua conta de luz. Trata-se do MeterPlug, um plug de tomada inteligente, capaz de mostrar ao usuário a quantidade de energia que cada aparelho consome quando está conectado à corrente elétrica.

Este dispositivo simples e pequeno fica conectado entre o aparelho e a tomada, medindo o consumo elétrico e enviando essa informação via bluetooth para um smartphone. Um aplicativo pré-instalado no gadget é capaz de fazer a conversão do consumo elétrico em reais. Aliás, você pode avaliar os gastos em diversas moedas, pois o MeterPlug possui um banco de dados com preços da eletricidade de diversos locais. Basta escolher a região onde você está.

O aplicativo também possui outra função bem interessante que permite ao usuário configurar um alerta ou então um auto-desligamento para determinado aparelho. Por exemplo, quando o custo do consumo elétrico chegar a um valor específico e pré-definido, ele envia um alerta para o smartphone ou então corta automaticamente o fornecimento de energia para ele.

MeterPlug

Imagem: Divulgação

É possível possuir apenas um MeterPlug e usá-lo em diversos aparelhos, um por vez, ou então ter diversas unidades em execução ao mesmo tempo. O sistema é capaz de reconhecer cada um deles de maneira separada, mantendo o controle das informações em seu smartphone.

Por enquanto o MeterPlug ainda é apenas um conceito, e os criadores precisam arrecadar US$ 70 mil (cerca de R$ 140 mil) para colocar o produto no mercado. O aplicativo estará disponível em versões para Android e iOS. Quem gostar da ideia também pode fazer a sua contribuição no Indiegogo.

MeterPlug

Imagem: Divulgação

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.