Taj Mahal será alimentado por energia solar

Por Redação | 06.11.2012 às 09:35

Uma das Sete Maravilhas do mundo, o Taj Mahal passará a ser abastecido por energia solar em breve. De acordo com o Energy Live News, o Departamento de Turismo da Índia decidiu adotar esse tipo de alimentação devido à interrupção frequente de fornecimento de energia no monumento.

Um evento que ajudou a apressar o projeto de utilização de energia solar, não só no Taj Mahal mas em toda a Índia, foi um apagão que deixou milhões de pessoas sem energia elétrica por dois dias em julho deste ano.

O Taj Mahal fica localizado na cidade de Agra, na Índia, e recebe uma quantidade imensa de turistas. Para conseguir fornecer energia sem maiores problemas, uma usina solar será instalada no local. O projeto será financiado pelo Fundo do Patrimônio Taj e deve custar cerca de US$ 30 mil.

O Governo da Índia estabeleceu uma meta nacional para gerar 20 GW de energia solar até 2022 devido às instabilidades enfrentadas no fornecimento de energia. Segundo um relatório divulgado no início deste ano, a capacidade atual de produção de energia solar atualmente na Índia atinge a marca de 1 GW.

Taj Mahal