Sonda Curiosity: segundo a NASA, o solo de Marte é semelhante ao do Havaí

Por Joyce Macedo | 01 de Novembro de 2012 às 09h00

A primeira análise do solo de Marte feita pela Curiosity mostrou alguns dados interessantes. Segundo conclusões divulgadas pela própria NASA, algumas de suas propriedades são parecidas com o terreno do Havaí.

A sonda Curiosity é capaz de fazer uma identificação química bem precisa dos materias colhidos, principalmente por causa de um instrumento chamado CheMin. Ele utiliza a difração de raios X, que é uma técnica geológica padrão para a identificação de rochas.

Após peneirar bem o material recolhido no solo de Marte, descobriu-se que grande parte dele é formado por basálticos de origem vulcânica, exatamente como o terreno das ilhas do Havaí. Isso reafirmou a certeza dos cientistas de que o ambiente era úmido no passado.

Algumas fotos tiradas recentemente pela sonda mostraram uma formação rochosa que indicava a existência de água no solo marciano. Os cientistas da NASA acreditam que o formato e tamanho das pedras mostram que elas mudaram de posição devido a uma corrente de água que passava por ali.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.