'Robôs MacGyver' serão capazes de improvisar com elementos do ambiente

Por Redação | 13.10.2012 às 08:25

Os robôs estão se tornando cada vez mais sofisticados, o que às vezes nos dá uma sensação estranha de viver em um filme de ficção científica. Mas o problema dessas máquinas é que elas são boas em desempenhar tarefas específicas, que já foram pré-programadas em seu sistema.

Em outras palavras, elas não são muito boas de improviso. Mas isso pode estar prestes a mudar com esse novo protótipo desenvolvido por pesquisadores da Georgia Institute of Technology. Eles estão desenvolvendo um robô no melhor estilo MacGyver, capaz de usar objetos aleatórios que encontra pelo caminho para realizar suas tarefas.

A Agência de Pesquisa Naval dos Estados Unidos está financiando o estudo. "Agora que os sistemas robóticos estão cada vez mais difundidos como companheiros de equipe para combatentes em operações militares, temos de assegurar que ambos são inteligentes e engenhosos", disse Paul Bello, diretor do programa de ciência cognitiva da Agência.

Os cientistas querem dar aos robôs a capacidade de julgar e determinar as propriedades dos objetos que os rodeiam. Além disso, eles também vão 'aprender' como podem usá-los para executar suas tarefas. Imagine como seria interessante se um robô encontrasse um pedaço de ferro e utilizasse-o como alavanca para levantar algo muito pesado, sem nenhuma instrução humana durante a ação?

Os 'robôs MacGyver' podem ajudar em situações de emergência, como em campos de batalha ou dentro de prédios em chamas, por exemplo.

Robô MacGyver

Imagem: Reprodução / Georgia Tech