Restaurante chinês "contrata" 20 garçons e cozinheiros robôs

Por Redação | 15.01.2013 às 11:30 - atualizado em 15.01.2013 às 13:53

Os chineses estão sempre nos surpreendendo tecnologicamente, muitas vezes de uma maneira um tanto bizarra. Dessa vez, um restaurante que fica na cidade de Harbin "contratou" alguns garçons e até mesmo cozinheiros diferentes: eles são robôs.

No total, são 20 funcionários androides, que falam diversos idiomas e possuem até dez tipos de expressões faciais diferentes para interagir com os clientes, segundo a Agência Efe. Cada um dos robôs, com altura entre 1,30m e 1,60m, custou cerca de 20.000 iuanes (algo em torno de R$ 6,5 mil).

O dono do restaurante high tech, Liu Hasheng, acredita no sucesso da ideia: "Assim que o negócio tiver sucesso, no futuro e de acordo com as necessidades do mercado, será aumentada a produção de robôs e suas funções poderão ser aplicadas em outros setores", explica.

Restaurante com robôs garçons

Entre as especialidades dos robôs cozinheiros estão pratos como ravioli chinês, massas, verduras e carnes. O dono do projeto explica que eles são programados para colocar determinada quantidade de tempero nos pratos, e também para controlar a temperatura do óleo. Também existem os garçons, que recebem os clientes e servem os pratos e bebidas em cada mesa.

"Quando se trata de cortar verduras e carnes, há um funcionário que os ajuda e as coloca perto deles, no recipiente dos ingredientes. Depois, o robô as acrescenta na frigideira", explica Liu, quem também é diretor da Academia de Robôs de Heilongjiang, província da qual Harbin é capital.