Projeto planeja oferecer e-books gratuitos no metrô de Nova York

Por Redação | 13.03.2013 às 16:35

Com a chegada dos e-books ao mercado e a popularização de dispositivos móveis (smartphones, tablets e e-readers), as bibliotecas de muitas cidades perderam parte de seu público, já que muitas pessoas estão trocando os livros físicos pelos digitais. Em uma tentativa de incentivar a leitura, alunos da Escola de Propaganda de Miami, Estados Unidos, criaram um projeto que promete disponibilizar e-books gratuitos nos trens e estações do metrô de Nova York. As informações são do PSFK.

O projeto, num primeiro momento, enfrentou um impasse: a conexão com a internet nas linhas do metrô. Como a maioria das operadoras de telefonia móvel do país não oferece cobertura completa em toda a complexa rede de trens subterrâneos, os estudantes tiveram que optar por outro recurso para disponibilizar os livros aos usuários. No caso, a tecnologia NFC (Near Field Communication) foi a escolhida.

A ideia por trás da iniciativa é muito simples: os usuários do metrô poderão aproximar seus aparelhos móveis, com suporte para NFC, de cartazes espalhados nas estações, escolher o título e fazer o download de um arquivo que irá conter as primeiras dez páginas do livro escolhido - os estudantes afirmam que os passageiros terão tempo de sobra em sua viagem para ler essas dez páginas -, e ao final de sua leitura, o usuário encontrará uma mensagem que afirma que se ele quiser saber como a história termina, ele deverá se dirigir à biblioteca pública mais próxima.

Por enquanto, o projeto ainda é uma campanha conceitual, mas os seus criadores esperam que um vídeo promocional produzido por eles consiga convencer as autoridades locais a colocar a iniciativa em prática. Confira abaixo o vídeo promocional, em inglês, do projeto: