Pontos turísticos do Rio de Janeiro ficarão mais tecnológicos com QR codes

Por Redação | 24 de Janeiro de 2013 às 17h09

Os famosos calçadões do Rio de Janeiro vão ganhar um toque mais tecnológico. Isso porque, a partir da próxima sexta-feira (25), QR codes serão espalhados por diversos locais da capital carioca e irão ajudar os turistas e moradores a saber mais sobre o que a cidade tem a oferecer.

Os códigos digitais podem ser lidos por smartphones e tablets — basta direcionar a câmera para o local onde eles foram inseridos para obter informações como a origem do nome da região, dicas de turismo, gastronomia, cultura, etc. O piso utilizado para moldar os QR codes é feito do mesmo material dos que já compõem as calçadas.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Sesconserva) contou com a ajuda do Grupo Máquina PR em parceria com a agência de design e tecnologia digital 'Zóio' para desenvolver o projeto.

Segundo a Sesconserva, o Arpoador será o primeiro local a receber um código digital, mas até o final do ano eles serão instalados em outros 30 pontos da cidade. Leblon, Leme, São Conrado e Barra da Tijuca fazem parte da primeira etapa de instalação dos QR codes.

Outros locais bem conhecidos, como a Lapa, Sambódromo, Centro de Tradições Nordestinas e o Parque Madureira também estão na lista.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.