Pesquisadores desenvolvem roda para bicicleta que armazena energia

Por Redação | 19 de Dezembro de 2013 às 12h30

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram uma roda para bicicletas que é capaz de armazenar energia. Trata-se da Roda de Copenhague.

O dispositivo foi criado em parceria com a prefeitura de Copenhague (Dinamarca) com o objetivo de estimular o uso de bicicletas, principalmente em grandes distâncias, para evitar o cansaço durante o percurso. Além disso, a roda pode tornar trechos em inclinações mais fáceis.

Para utilizar a Roda de Copenhague, o usuário deve acoplá-la na parte traseira da bicicleta e baixar um aplicativo que irá sincronizar com o equipamento. Segundo os criadores, a roda capta sua forma de pedalar e a reproduz de forma integrada. Isso tudo sem botões adicionais e usando apenas um motor, que absorve as pedaladas e as converte em energia.

Por fim, o app pode monitorar informações como sua atividade física, seus trajetos preferidos ou até mesmo o ambiente em que você está pedalando.

A Roda de Copenhagen está disponível para pré-venda por US$ 699 e US$ 799, na versão para desenvolvedores, que dá acesso à API do app. Para os brasileiros, uma boa notícia: há entregas no país.

Confira abaixo um vídeo explicativo do dispositivo:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.