Pesquisadores criam um sistema de exibição olfativo que pode mudar os anúncios

Por Redação | 07 de Abril de 2013 às 14h30

Pesquisadores da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio criaram uma tela de LCD que pode mudar a sensação provocada pelas propagandas. A invenção faz com que cheiros característicos pareçam vir do local exato onde está uma tela que mostra a imagem de uma xícara de café, por exemplo.

A novidade funciona por meio da alimentação contínua de odores provenientes de bolinhas gelatinosas vaporizadas por quatro correntes de ar, uma em cada canto da tela. Essas correntes de ar sopram paralelamente à superfície da tela e podem variar a intensidade e direção do cheiro em qualquer ponto da tela.

O interessante é que o fluxo de ar é suave o suficiente para criar a ilusão de que o cheiro está realmente saindo do objeto digital desenhado na tela e flutuando pelo ar. Futuramente, os pesquisadores japoneses pretendem incorporar uma alimentação baseada em cartuchos, como os de impressora, para que os cheiros possam ser substituídos e alterados facilmente.

A tela foi exibida durante uma conferência voltada para tecnologias de realidade virtual que aconteceu em Orlando, Flórida (EUA), na semana passada. Agora, imagine o quão tentador será passar em frente a um anúncio de frango frito?

Anúncio KFC
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.