Panasonic anuncia PowerLoader Light, primeira armadura robótica em série

Por Redação | 10.01.2014 às 16:15

As armaduras robóticas já são realidade no mundo tecnológico, porém, de acesso restrito. Mas isso está prestes a mudar. A Panasonic anunciou nesta sexta-feira (10), em questionamento da Agência EFE, que vai lançar a primeira armadura robótica em série, a PowerLoader Light.

A armadura funciona como um exoesqueleto e multiplica a força do usuário, facilitando as tarefas de levantar e carregar objetos pesados. Desenvolvido pela Activelink, subsidiária de robótica da Panasonic, o equipamento foi construído para atividades industriais ou do segmento de construção, como por exemplo, a retirada de escombros.

Para executar tais tarefas, a PowerLoader conta com um motor alimentado por uma bateria de lítio com autonomia entre duas e três horas. Já as funções de pegar e soltar são feitas manualmente, por meio de empunhaduras, enquanto o deslocamento segue o movimento das pernas.

A Panasonic afirma que o primeiro modelo do traje permite velocidade máxima de 8km/h e conta com potência de carga de 10 quilos. Um segundo modelo com potência para 30 quilos já estaria sendo desenvolvido.

A PowerLoader terá um volume de produção de cerca de mil unidades e deve chegar em 2015 por um preço um tanto salgado: US$ 4.770 (aproximadamente R$ 11.358). Contudo, para empresas terceirizadas, o investimento pode valer a pena, principalmente no caso de aluguel do equipamento.