Elon Musk cria o laboratório do Homem de Ferro na vida real

Por Redação | 06.09.2013 às 17:56
photo_camera Fonte: Youtube SpaceX

Sabe aquela sensação de quando você assistiu Homem de Ferro pela primeira vez, viu aqueles hologramas em 3D sendo manipulados por Tony Stark e pensou "uau, será que essa tecnologia já existe"? Bom, parte dela pelo menos agora existe.

Elon Musk, investidor e co-fundador do PayPal e Space X, chairman da Tesla Motors e SolarCity (sim, o curriculum é grande!), demonstrou uma versão 1.0 do seu laboratório com tecnologia ao melhor estilo "Homem de Ferro".

Em um vídeo no YouTube da SpaceX, Musk mostra como ele criou um ambiente com um controle Leap Motion para manipular designs em 3D com gestos. O magnata demonstra como configurar uma peça de um foguete apenas com as mãos. Abrindo as palmas, a figura se amplia, enquanto fechando ela diminui. Ele "joga" a imagem de lá pra cá e de cá pra lá apenas com os gestos e rotaciona em 360° com o movimento das mãos.

"É uma maneira mais natural de interagir com o desenho", afirma. Mais natural e mais futurista, com certeza. Ele conta que tudo foi feito com um Leap Motion, o software Siemens NX e algumas linhas de código para integrar os dois.

Musk também adaptou a ideia para usá-la com o software CAD, projeções em 3D usando óculos especiais e finalmente a realidade aumentada usando um Oculus Rift. Para ele, o Oculus é a melhor opção, pois é capaz de rastrear a posição da sua cabeça, como se você estivesse realmente se movendo em torno do objeto.

Não bastasse toda essa cena de filmes de ficção, Musk ainda criar um projeto de impressão 3D com a peça e a imprimi com uma impressora de metal, camada por camada.

Impressionados? Nós também.