NASA vai testar transmissão via laser para se comunicar com a Estação Espacial

Por Redação | 26.02.2013 às 11:10

A Estação Espacial Internacional (ISS) está realizando um experimento chamado Optical Payload for Lasercomm Science (OPALS) que, segundo a própria NASA, tem potencial para mudar a forma como os dados são transmitidos do espaço para a Terra.

Atualmente, a sonda se comunica e envia dados para o Planeta por meio de radiofrequência, parecido com os rádios de carro, mas o novo sistema pode usar lasers para realizar essa transmissão e promete taxas de retorno potencialmente maiores.

Utilizando raios laser, a NASA será capaz de receber e transmitir informações para a ISS a uma taxa muito mais rápida do que as tecnologias de comunicação usadas hoje. A Agência também explica que os feixes de laser são centenas ou milhares de vezes mais estreitos do que as tradicionais vigas de radiofrequência, e é isso que permite o aumento da taxa de dados.

Funciona da seguinte forma: com a Estação Espacial voando sobre a Terra, um feixe de laser vai transmitir o sinal direto para a ISS. Porém, apesar de não parecer tão complicado, a NASA explica que precisão é absolutamente fundamental para que a comunicação funcione.

Eles dizem que é como "tentar usar um raio laser para apontar para um fio de cabelo humano a 20 ou 30 metros", e ainda por cima enquanto ele se move. O hardware destinado a lançar os lasers para a Estação Espacial deve ser ativado em outubro de 2013, e deve operar por 90 dias.