Estudo: pais costumam se distrair ao dirigir com filhos no carro

Por Redação | 06.05.2013 às 17:30

A Academia Americana de Pediatria entrevistou 618 pais para realizar um estudo e descobriu que 90% deles admitiram que falam ao telefone, enviam mensagens de texto, brincam com o GPS ou fazem outras coisas enquanto dirigem com seus filhos dentro do carro.

Os pais que participaram da pesquisa foram questionados especificamente sobre quantas vezes eles se envolveram em atividades que os distraem enquanto estavam dirigindo com seus filhos dentro do carro ao longo do último mês. Além das atividades citadas anteriormente, a pesquisa incluía na lista tarefas como navegar na internet, mudar um CD ou DVD, comer, limpar e cuidar do filho.

A grande maioria dos pais assumiu se engajar em quatro das dez atividades questionadas. Conversar ao telefone foi a distração mais comum entre eles, enquanto enviar mensagens de texto se mostrou a atividade menos comum. Os pais que admitiram dirigir com outras distrações também se mostraram mais propensos a relatar envolvimento em acidentes de carro.

"Muita atenção tem sido dada a motoristas adolescentes distraídos, no entanto, nossos resultados indicam que os pais são frequentemente distraídos enquanto dirigem", disse Michelle Macy, principal autora do estudo, ao EurekAlert.

Distração enquanto dirige

Leia também: Estudo: 1 em cada 3 donos de smartphones usa seu aparelho enquanto dirige