Mitos da tecnologia: "Mais megapixels significa maior qualidade de imagem"

Por Joyce Macedo | 12 de Setembro de 2014 às 08h16
photo_camera Fine Dining Glovers

É comum que as pessoas escolham uma câmera ou um smartphone baseado apenas na quantidade de megapixels que ela possui. Mas será que mais megapixels realmente significa maior qualidade de imagem? A resposta é não. Nem sempre uma câmera de 12 MP é melhor do que uma de 8MP.

Na verdade, a qualidade de uma imagem é determinada pela quantidade de luz que o sensor da câmera é capaz de absorver. Basicamente, é o sensor que vai definir a qualidade da sua imagem final. Pode-se dizer que os sensores em câmeras digitais funcionam como filmes em câmeras analógicas.

Normalmente, sensores maiores possuem pixels maiores e quanto maior for o pixel, mais luz ele conseguirá absorver. Sendo assim, o que realmente importa é o tamanho do megapixel e não necessariamente simplesmente a quantidade.

Lumia 1020

Então por que os fabricantes continuam fazendo câmeras com cada vez mais megapixels? A resposta é simples: marketing. Números que aumentam progressivamente ajudam a mostrar que o novo modelo do produto passou por uma grande atualização.

Portanto, antes de comprar uma câmera apenas pela grande quantidade de megapixels que ela oferece, lembre-se sempre de analisar sua lente, a qualidade do sensor de captação de imagem, a variação do ISO, entre outros aspectos.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de sensores: Full Frame e Sensor cropado: qual é a diferença?

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.