Mitos da tecnologia: "Desligar ou não o computador diariamente?"

Por Joyce Macedo | 19.09.2014 às 08:48
photo_camera Reprodução

Não sabemos ao certo de onde surgiu essa ideia de que desligar o computador todas as noites é prejudicial, mas, na verdade, isso não passa de um mito. A menos que você tenha o péssimo hábito de desligá-lo incorretamente (arrancando o cabo de alimentação, por exemplo), não há com o que se preocupar.

É claro que existe o lado prático de não desligá-lo completamente e ter que esperar a inicialização completa no dia seguinte. Mas, como o Lifehacker aponta, desligar o computador sempre que finalizar o uso oferece algumas vantagens. São elas:

  • Economizar energia: Desligar sua máquina quando não estiver em uso vai evitar o consumo excessivo e desnecessário de energia, o que consequentemente ajudará a poupar alguns trocados no final do mês.
  • Menos problemas temporários de sistema: Quem tem o hábito de sempre deixar o computador ligado já está familiarizado com pequenos problemas que surgem ao longo dos dias. Eles são pequenos incômodos e geralmente são resolvidos com uma reinicialização. Porém, se você desligá-lo todos os dias, dará sempre à sua máquina um novo começo, evitando pequenos problemas de sistema.
  • Uma máquina mais duradoura: Quanto menos o sistema do seu computador falhar, menos stress os componentes irão sofrer e isso contribui para uma vida útil mais longa da máquina.