Mini-documentário mostra a rotina de jovens chineses viciados em internet

Por Redação | 23 de Janeiro de 2014 às 17h30
photo_camera Divulgação

Às vezes temos o costume de fazer brincadeiras sobre o quanto estamos viciados em internet. Mas na China o problema é tão sério que chega a ser preocupante pensar em como somos, de fato, cada vez mais dependentes da tecnologia. A prova disso está no documentário a seguir que mostra o dia a dia de pessoas internadas em um centro de recuperação para quem não consegue se desconectar da vida online um dia sequer.

Publicado pelo jornal The New York Times, o vídeo exibe o cotidiano de adolescentes que vivem nesse centro. Semelhante a uma base militar, os pacientes são submetidos a treinamentos militares e consultas terapêuticas com psicólogos, e os pais dos internados são encorajados a participar das sessões para entender melhor o que acontece com seus filhos.

Os jovens contam em depoimentos como ficaram viciados em interet. Um deles diz que visitou um cybercafé com um amigo para jogar videogames e que depois não conseguia mais sair de lá. Abalado, um outro adolescente comenta que foi preso e amarrado pelas mãos depois que o pai disse que o levaria a um médico (sem ele saber).

Tao Ran, diretor e um dos especialistas do Daxing Center, na cidade de Pequim, diz que uma pessoa já pode ser considerada viciada em internet quando ela fica mais de seis horas na rede em vez de fazer outras atividades, como trabalhar e estudar. Em alguns casos, adolescentes deixam de ir ao banheiro com medo de que isso afete seu desempenho nos jogos online, e começam a usar fraldas para não parar de jogar.

A situação é tão séria na China que, em 2008, o governo decretou a internet como a principal ameaça aos jovens do país, sendo chamada até de "heroína digital". Os jovens afirmam que passam horas conectados porque sofrem pressão por parte dos pais, que os obrigam a apenas estudar. Outros dizem que encontram na internet boas companhias porque na vida real se sentem muito sozinhos.

O mini-documentário está com legendas em inglês. Assista:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.