Microsoft registra patente de tecnologia que permite dar abraços a distância

Por Redação | 31 de Dezembro de 2012 às 14h18

Aproximar cada vez mais o mundo virtual da realidade é uma proposta em que muitos têm investido. A Microsoft não quer ficar de fora, e já tratou de patentear uma espécie de travesseiro capaz de dar abraços a distância. A patente se refere a uma espécie de "resposta tátil com telepresença", o que se resume na tentativa de usar dispositivos conectados para proporcionar interações físicas com quem está distante.

O documento registrado pela Microsoft inclui abraços, apertos de mão, escrever em uma lousa entre outros tipos de ações que podem ser detectadas e transformadas na tal resposta tátil. Alguns games já utilizam essas respostas táteis em seus controles, que se limitam a vibrações, mas a Microsoft pretende ir muito além disso e explorar uma forma de comunicação robótica mais íntima.

A patente descreve, por exemplo, como seria um aperto de mão com a nova tecnologia. Caso alguém agite vigorosamente o dispositivo em uma das extremidades, a vibração é sentida pelo outro com a força aplicada por quem deu o "aperto de mão virtual".

Além disso, a Microsoft explica que a tecnologia não se limita apenas a vibração - ela também pode incluir fricção tátil, estímulo elétrico, tridimensional, mudança de temperatura, movimento, ruído, pressão, textura, e mais uma série de respostas sensíveis.

Será que essa onda de "abraços virtuais" vai pegar?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.