Mapa mostra locações dos desenhos de Disney e Pixar

Por Redação | 11 de Fevereiro de 2014 às 17h48

Sua infância provavelmente foi marcada por desenhos da Disney e da Pixar, mas uma curiosidade sempre ficou na cabeça de muita gente: em que região do mundo a história era retratada? Para facilitar a compreensão disso, o artista Éowyn Smith criou um mapa em que determina o local em que cada animação se passa.

O mapa, bastante completo, mostra 45 filmes de animação da Disney e 13 títulos da Pixar. A localização de cada história foi determinada primeiro pelo registro implícito nas narrativas. Se a informação não pudesse ser compreendida, o artista então buscava a localização da história original, tomando esses registros como base.

mapa

A divisão de filmes por região é a seguinte:

- Europa: 23

- América do Norte: 21

- Ásia: 3

- América do Sul: 3

- África: 2

- Austrália: 2

- Outros (universos alternativos, o espaço etc): 5

A surpresa do levantamento está na enorme quantidade de filmes com histórias que se passam na Europa e, principalmente, no Reino Unido, que sozinho conta com 10 títulos. Outro fato a se notar é que dificilmente as histórias se passam fora dos Estados Unidos ou do continente europeu.

O Brasil foi representado pelo filme musical The Three Caballeros (Você já foi à Bahia?). O título foi o sétimo filme de animação produzido pela Disney, e seu lançamento foi no ano de 1944. No longa, feito com a soma de pequenas histórias, Pato Donald, Zé Carioca e Panchito embarcam em diversas aventuras pela América Latina. No Brasil, o trio conhece a Bahia e dança ao som de Aurora Miranda, irmã de Carmem Miranda.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.