Loja da Nike na China é inteiramente feita de lixo

Por Redação | 10 de Setembro de 2013 às 08h00

Ultimamente, a poderosa Nike tem demonstrado um interesse especial pelo lixo. Em 2008, a empresa lançou o Trash Talk, um tênis de basquete feito a partir de resíduos de outras produções. Mais recentemente, a companhia lançou um banco de dados que ajuda os designers a entender o impacto de diversos materiais no meio ambiente. Um representante da Nike chegou a dizer que a empresa estava interessada em inventar produtos que poderiam ser "infinitamente reciclados".

A mais recente incursão da Nike no mundo sustentável não é nenhum produto, mas sim um novo projeto de loja em Xangai, China. Desenvolvida pela empresa Miniwiz, a loja é feita de lixo: são 5.500 latas de refrigerante, 2.000 garrafas PET de água e 50.000 CDs e DVDs antigos.

O grande destaque do local fica por conta de uma espécie de "sistema de suspensão do teto", que é ajustável e foi feito a partir de DVDs reciclados e reforçados com casca de arroz. Sua tubulação de metal vem de 5.278 latas de alumínio, e não existe cola prendendo nenhum desses elementos. Todas as articulações são mecânicas, de modo que o sistema possa ser decomposto e reciclado quando necessário.

Loja da Nike feita de lixo

Loja da Nike feita inteiramente de lixo (Foto: Reprodução / Miniwiz)

A Miniwiz ficou famosa pelo projeto da EcoARK, uma construção feita basicamente de garrafas de plástico. A estrutura temporária de três andares pesava 50% menos do que um edifício convencional e, de acordo com a empresa, ainda era capaz de resistir a terremotos e incêndios.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.