Livro "Vale do Silício" mostra como funciona a região mais inovadora do mundo

Por Redação | 28.10.2014 às 17:33

O Norte do estado norte-americano da Califórnia é um caldeirão de inovação tecnológica. Também conhecida como Vale do Silício, a região é o berço de companhias como Google, Apple, Facebook, Instagram, Twitter, Airbnb e YouTube e, justamente por isso, desperta a curiosidade de inúmeros turistas geeks que vão até lá todos os anos e se perguntam: "como tantas grandes inovações se concentram em um só lugar?".

Para responder a esta pergunta, o empreendedor Reinaldo Normand escreveu o livro "Vale do Silício", disponibilizado gratuitamente para download. Vivendo na região há 8 anos, Normand revela que, na verdade, a obra não diz respeito à jornada dele, mas sim a tudo o que ele já aprendeu vivendo na região.

Considerado o pai do Zeebo, uma dos poucos videogames nacionais, Reinaldo Normand diz que não sabia que era empreendedor até ter saído de sua cidade natal, Belo Horizonte

Considerado o pai do Zeebo, uma dos poucos videogames nacionais, Reinaldo Normand diz que não sabia que era empreendedor até ter saído de sua cidade natal, Belo Horizonte (Imagem: Reprodução)

"Esse é um lugar onde se respeitam empreendedores e startups mais do que outros participantes do ecossistema, como consultores, executivos, pesquisadores e grandes empresas", revela o autor na primeira das duas partes do livro. "Há um senso de otimismo no ar, como se tudo fosse possível, e as startups simbolizam a materialização do intangível", conclui antes de dar início à sua análise de como funcionam as startups no Vale e suas características.

Na segunda etapa da obra, Normand dá exemplos de como utilizar a cultura da região em favor dos negócios e conta como essa experiência turbinou o processo de inovação no ambiente de trabalho dele. "Não tenho a pretensão de oferecer soluções mágicas, mas de mostrar, com exemplos reais, como pensar diferente", declara.

A mais nova empreitada de Normand é o livro em formato digital

A mais nova empreitada de Normand é o livro em formato digital "Vale do Silício", no qual ele conta tudo o que vivenciou ao longo dos 8 anos que vive no berço de grandes empresas como Google, Facebook, Instagram e YouTube (Imagem: Divulgação)

"Vale do Silício" possui 75 páginas e está disponível gratuitamente na internet em formato PDF. Entre outras coisas, o título aborda assuntos complexos de forma leve e sem maiores compromissos. Para o autor, a grande proposta é que o livro seja uma obra viva, com conteúdo constantemente atualizado e melhorado à medida que os leitores forem dando seu feedback.