Kinect pode dizer se o usuário está deprimido ou feliz

Por Redação | 06 de Abril de 2013 às 14h12

Depois de ouvirmos falar a respeito de muitas funções como auxiliar na fisioterapia, por exemplo, agora o Kinect também pode virar uma espécie de pseudo terapeuta capaz de detectar se o usuário está deprimido.

'SimSensei' é uma interface online que utiliza os sensores do Kinect para identificar movimentos característicos, expressões faciais e padrões de fala que indicam a depressão. A novidade foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia.

Os estudiosos criaram um avatar animado para interagir cara a cara com o usuário e detectar qualquer indício da doença. O guia virtual faz algumas perguntas básicas e o usuário responde com gestos e comentários, assim, o software é capaz de analisar a linguagem corporal ligada a ansiedade, nervosismo, felicidade e outras emoções.

Apesar de o usuário poder responder normalmente às perguntas do avatar que aparece na tela, a monitoração será feita com base em suas ações, como o olhar e a postura. Se uma pessoa é hiperativa ou desvia o olhar por um longo período de tempo, por exemplo, o pseudo terapeuta toma nota dessas ações.

A ideia dos pesquisadores é que a ferramenta ajude os médicos a aprofundarem diagnósticos de doenças como a depressão, por exemplo. E você, gosta da ideia de ser analisado por uma máquina?

SimSensei
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.