Jaqueta muda de cor para mostrar o estado de espírito das pessoas

Por Redação | 24.02.2015 às 07:19

O estúdio The Unseen lançou uma jaqueta feita de um material flexível capaz de exibir a "aura" de quem a veste por meio de uma variedade de cores e tonalidades. Pelo menos é isso o que diz o site da criadora da peça, intitulada Eighth Sense.

"Uma força invisível, ou a 'aura', é emitida para fora de cada ser humano em forma de energia eletromagnética, esses comprimentos de onda podem ser vistos com a ajuda de certas lentes em forma de cor", diz o site.

A ideia da autointitulada alquimista Lauren Bowker, idealizadora do The Unseen, explica que o objetivo do estúdio é investigar esse campo de energia invisível usando uma roupa física capaz de ler o magnetismo humano juntamente com a captura de dados de eletroencefalograma (EEG). Ainda de acordo com ela, esses biosinais são traduzidos visualmente por meio do uso de cores e padrões.

A jaqueta, que parece ter sido feita com pele de cobra, usa uma tinta que muda de cor assinada pelo estúdio, além da condutividade elétrica para fazer com que os tons mudem. Há algum tempo essa mesma tinta foi utilizada em uma peça chamada Air, que reagia ao ambiente externo de quem a vestia.

Eighth Sense

Eighth Sense (Imagem: The Unseen)

Para que a Eighth Sense funcione, o usuário também precisa estar equipado com um capacete de eletroencefalografia, que se comunica por meio de uma rede sem fio com um aplicativo criado especialmente para o projeto da agência criativa Holition. Em seguida, o aplicativo envia os dados obtidos no EEG para a jaqueta, que muda de cor em resposta. As cores variam entre cinza, preto, passando por tons pastéis e chegando até aos tons mais vibrantes – cada uma indicando uma emoção diferente.

"Vermelho indica raiva, nervosismo e ansiedade, enquanto o verde reflete o ensino e a sociabilidade. Azul revela calma, veracidade e paz, enquanto o branco mostra um estado de espírito interior de sensibilidade, intuição e habilidade psíquica".

A peça será apresentada oficialmente durante a Semana de Moda de Londres, onde os visitantes poderão testar a jaqueta e fazer uma leitura de aura ao vivo.