Japoneses criam 'carro invisível' para facilitar manobras

Por Redação | 06 de Outubro de 2012 às 14h13

Mesmo com sensores de ré, câmeras que mostram o que está estacionado atrás do seu carro e outras tecnologias, ainda é difícil para alguns ter a certeza de que não vão esbarrar em nada - ou ninguém - quando engatar a ré. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Keio, no Japão, estão trabalhando em um sistema que faz com que o banco traseiro do automóvel fique 'invisível'.

Segundo o Gizmodo, do ponto de vista do condutor, a parte de trás do carro é transparente, eliminando assim os pontos cegos que poderiam esconder perigos. O veículo está sendo apresentado este mês na Digital Content Expo 2012, em Tóquio.

Ainda há pouca informação sobre o tipo de equipamento utilizado no Prius, mas parece que a tecnologia envolve um monitor ligado ao encosto de cabeça do motorista, conforme podemos ver na imagem abaixo.

Prius Invisível

Sabemos que o sistema é uma variante da tecnologia de camuflagem ótica desenvolvida por Susumu Tachi, Inami Masahiko e alguns colegas, cerca de uma década atrás. A capa de invisibilidade desenvolvida pelos japoneses há quase 10 anos captura imagens de trás de um objeto e as projeta para a roupa em questão. A ilusão de invisibilidade, como pode ser vista no vídeo abaixo, é bastante surpreendente.

A tecnologia utiliza materiais retrorrefletidos, e o manto é incorporado a milhares de pontos altamente refletivos para fazer a luz brilhar em direções específicas, criando a ilusão de invisibilidade parcial.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.