Japão começará a construir a maior usina de energia solar do país

Por Redação | 01 de Outubro de 2014 às 09h08

O Japão inicia em novembro a construção de uma enorme "fazenda solar", uma estrutura de captação de energia capaz de gerar 231 megawatt a partir de 2019. As informações são da CNBC.

O gigantesco painel solar será instalado em Setouchi graças a incentivos do governo e de um financiamento feito pela companhia norte-americana de energia e tecnologia General Electric (GE), que terá 60% de participação no projeto, ao lado da Kuni Asset Management e da Toyo Engineering Corporation.

A chamada "fazenda solar" custará US$ 1,1 bilhão para ser construída e esse grupo de empresas realizou um empréstimo de US$ 867 milhões a bancos japoneses, a maior quantia levantada para projetos de energia renovável no Japão até hoje.

A construção do projeto ganhou apoio do governo e dos bancos japoneses principalmente após o acidente com a usina nuclear de Fukushima, em março de 2011. Desde então, o governo tem incentivado a construção e criação de novas alternativas às usinas nucleares e criou facilidade para iniciativas de projetos para captação de energia solar. Atualmente, o país já contabiliza 11 gigawatts de energia proveniente desses projetos.

Fazenda energia solar

O investimento tem dado certo, assim como os programas de incentivo para encorajar projetos em energia renovável. Até agora, o Japão tem 71 gigawatts em projetos de energia aprovados, dos quais 96% são solares.

O painel solar tem 1.210 acres, ou quase cinco quilômetros quadrados de extensão, e irá cobrir uma área onde antes ficava um campo de produção de sal. O projeto deve começar a funcionar comercialmente no segundo trimestre de 2019 e vender energia para a Chugoku Electric Power Company, num contrato de 20 anos. A construção ficará por conta da Toyo Engineering e da Shimizu Corporation e tanto operação como manutenção serão realizadas pela Chudenko Corporation.

Fonte: https://gigaom.com/2014/09/29/largest-solar-farm-in-japan-to-break-ground-in-november-backed-by-ge/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.