J. K. Rowling lança versões de Harry Potter em e-book

Por Ultra Downloads | 29.03.2012 às 08:00

Harry Potter acabou e não há mais nada a esperar das aventuras do bruxo a não ser reler a série, certo? Errado. Cinco anos depois do lançamento do último livro, "Harry Potter and the Deathly Hallows" ou "Harry Potter e as relíquias da morte" em português, J.K. Rowling anuncia a venda inédita de todos os livros da série em formato e-book.

A notícia é bem vinda para quem estava cansado de levar os livros (que são bem pesados) na bolsa só para garantir uma distração na espera do dentista. E a parte boa não para por aí: além de poder ler a história em seu iPad, PC ou Kindle, o custo será menor, já que a autora não vendeu os direitos de publicação de seus livros para o meio digital e é possível comprar os e-books direto de Rowling em seu site, o PotterMore.

Então você pensa: "Quer dizer que eu posso pagar barato pelo livro do Harry Potter e não vou precisar sentir o peso de suas 500 páginas na minha mochila?" Sim. "Impossível melhorar essa notícia?" Não. Além do preço que cabe nos nossos bolsos (não passa de R$ 25,00) os e-books não possuem DRM, ou seja, você poderá lê-lo em qualquer plataforma sem necessariamente ser a que você baixou as aventuras.

Para os "Pottermaníacos" que ficaram órfãos depois do fim da série, a novidade parece um sonho, porém o "sonho" pode se transformar em pesadelo, quando os fãs em questão não estão em dia com seus cursos de línguas. Tudo isso porque o lançamento oficial e inicial dos e-books é em inglês, e apesar da autora afirmar que fará traduções em espanhol, francês, italiano e alemão, o português ainda não entrou no "bonde".

Mas nem tudo está perdido! Especulações afirmam que é possível que a autora faça traduções para o português em uma segunda "chamada". Até porque Rowling sabe que muitos de seus fãs são brasileiros, e é aí que entra outra questão: Harry Potter terá uma nova tradução em português?

A versão tupiniquim desse fenômeno da literatura jovem já causou controvérsias entre seus leitores por conta das traduções feitas por Lia Wyler e a Editora Rocco. Mas como trata-se dessa vez da publicação no meio digital que pertence apenas a Rowling, alguns veículos falam sobre uma nova tradução que poderia mudar a história que conhecemos em alguns detalhes.

Especulações por especulações, o fato é que agora tem Harry Potter em e-book e se você não fica com os olhos doendo enquanto lê, tem uma boa oportunidade de poupar a sua coluna sem deixar de aproveitar os momentos de espera na fila do ônibus na companhia de Harry, Rony, Hermione e toda a galera de Hogwarts.

Sentiu saudades dessa turma? Então aproveite para relembrar esse "mundo mágico" com uma seleção incrível de jogos online, papéis de paredes e até temas do Harry Potter que o Canaltech separou para você como em um toque de mágica! "Aloromora!" =)