Irã envia macaco para o espaço e traz o animal de volta são e salvo

Por Redação | 28 de Janeiro de 2013 às 16h20

Uma rede de TV estatal iraniana mostrou imagens de um macaco que foi enviado para o espaço. O pequeno primata viajou em um foguete Pishgam, e atingiu uma altitude de cerca de 120 km em um voo sub-orbital — onde ultrapassa a atmosfera terrestre, mas não alcança a velocidade necessária para entrar em órbita.

O Ministério da Defesa alega que o animal voltou intacto da missão. As imagens divulgadas pela TV do Irã e reproduzidas pela BBC News mostram o macaco sendo preparado para a decolagem, preso por um cinto e sendo levado para o foguete.

Irã envia macaco para o espaço

Reprodução: BBC News

Em 2010, o Irã enviou com sucesso um rato, uma tartaruga e alguns vermes para o espaço. Mas uma tentativa de enviar um macaco em um foguete em 2011 falhou. O sucesso da missão atual demonstra que a sobrevivência do macaco, sem sofrer quaisquer danos, se deu devido à aceleração e desaceleração do foguete não ser muito forte.

As nações ocidentais têm demonstrado certa preocupação ao supor que o programa espacial iraniano esteja sendo usado para desenvolver mísseis de longo alcance, com potencial para serem usados no transporte de ogivas nucleares. Por outro lado, o Irã nega que use o programa para desenvolver armas nucleares. O país explica que seu programa nuclear é exclusivamente dedicado a fins pacíficos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.