Incêndio atinge um dos prédios da Internet Archive

Por Redação | 08 de Novembro de 2013 às 16h40

A Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a catalogar e indexar diversas formas de conteúdo multimídia como vídeos, fotos, textos, áudio, softwares e páginas da web. Seu mais famoso serviço é o Wayback Machine, que nos permite acessar sites de muitos anos atrás, salvos em seus servidores em um formato bastante aproximado daqueles que realmente existiram na internet. Mas, de acordo com a Ars Technica, recentemente a organização passou por sérios apuros.

Na última quarta-feira (06) um incêndio atingiu o centro de escaneamento da Internet Archive, localizado em San Francisco, nos Estados Unidos, por volta das 3h30 (horário local). Por sorte, ninguém se machucou e nenhum dado já armazenado foi realmente perdido, já que o prédio afetado pelo fogo não foi o principal. Em publicação no blog oficial, o fundador da organização Brewster Kale disse que mesmo que os servidores tivessem sido atingidos, os dados são armazenados em diversos outros servidores espalhados em outras localidades, garantindo a redundância e a proteção de tão precioso arquivo.

Mas ainda assim houve prejuízos: muitos arquivos físicos que estavam à espera de indexação foram perdidos para sempre, além de a Internet Archive amargar um prejuízo de aproximadamente 600 mil dólares em equipamentos de escaneamento que eram usados para converter livros físicos, filmes, microfilmes e outros tipos de material para formas digitais de armazenamento e que foram destruídos pelo fogo. Para reparar os danos e voltar às atividades normais, a Internet Archive começou a fazer uma avaliação precisa dos danos e começou a pedir doações em archive.org/donate.

Recentemente, uma das novidades oferecidas pela organização foi a liberação ao público de seu acervo de softwares históricos, que permite rodar diretamente do navegador desde aplicativos consagrados como o VisiCalc – do computador Apple II – até uma grande biblioteca de clássicos dos videogames.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.