Houston propõe criação de um aeroporto para naves espaciais

Por Redação | 13.09.2013 às 14:20

O Sistema Aeroportuário Houston divulgou uma renderização da sua mais recente proposta: um aeroporto para naves espaciais. O projeto intitulado "Houston Spaceport" possui um terminal futurista, uma universidade para treinamento de astronautas, simulação de gravidade zero e um local para lançamento de satélites.

Houston está tentando manter seu lugar na vanguarda de todas as coisas relacionadas ao espaço que são criadas. "Acredito firmemente que o futuro da engenharia aeroespacial parece com isto, e estou firmemente convencido da ideia de posicionar Houston como um importante participante neste setor", disse Mario C. Diaz, diretor do departamento de aviação da cidade de Houston.

Quando pensamos em lançamentos espaciais, a imagem que nos vem à mente é a dos típicos lançamentos verticais, com aquela explosão superpotente com veículos lançadores que são utilizados apenas uma vez. Porém, o projeto do Spaceport prevê veículos lançadores reutilizáveis que permitiriam decolar e pousar várias vezes, como se fossem aviões.

O jornal Houston Chronicle explica que Diaz vislumbra a possibilidade de ter um "terminal semelhante ao encontrado na maioria dos aeroportos onde as pessoas iriam entrar a bordo e decolar como em um avião". Membros do Conselho Municipal de Houston devem se reunir em breve com a Federação de Voo Espacial Comercial para discutir o financiamento do projeto. A prefeita da cidade, Annise Parker, disse que apoia a criação do "aeroporto espacial".

"Nós acreditamos que a criação de um aeroporto para naves espaciais em Houston não apenas serviria como um gerador econômico para a cidade, mas também aumentaria a merecida reputação de Houston como líder e participante-chave na indústria aeroespacial", disse Parker.