Homer Simpson vai gostar: que tal trocar canais da TV apenas por gestos no ar?

Por Redação | 15 de Outubro de 2012 às 08h50

Pesquisadores da Universidade de Newcastle e do laboratório da Microsoft na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, prometem aposentar o controle remoto e trocá-lo apenas por um aceno de mão. Eles criaram juntos o protótipo de um sensor capaz de transformar nossas próprias mãos em um controlador de movimento 3D, para interagir com computadores, tablets e TVs, por exemplo.

O dispositivo, chamado 'Digits' fica acoplado ao pulso e reconhece os movimentos de braço, mão e dedos e dispensa o uso de um sensor externo. O Digits emite raios infravermelhos em direção aos dedos do usuário. Depois, uma câmera detecta os movimentos feitos por eles e gera modelos tridimensionais da mão, transmitindo os movimentos em tempo real.

Por enquanto, o protótipo está um pouco 'volumoso', mas em uma futura versão criada para consumidores, ele será fabricado em um tamanho mais compacto e confortável. A ideia dos pesquisadores é remover laços físicos entre o usuário e a máquina.

Outros sistemas de controle sem fio ainda exigem que a pessoa fique perto - ou em frente - a algum tipo de sensor. Esta ideia coloca o sensor diretamente no seu pulso, o que permite uma mobilidade maior durante as atividades - como jogar um game, por exemplo.

"O sensor Digits não depende de nenhuma infraestrutura externa, de modo que é completamente móvel. Nós queríamos que os usuários fossem capazes de interagir espontaneamente com os seus dispositivos eletrônicos usando gestos simples, sem sequer ter que chegar perto deles. Imagine como seria muito mais fácil se você pudesse atender o telefone celular enquanto ele ainda está em seu bolso ou enterrado no fundo da sua bolsa?", explica David Kim, um estudante de PhD na Universidade de Newcastle.

O vídeo abaixo mostra o protótipo em ação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.