Governo autoriza o início das obras do trem para o Aeroporto de Guarulhos

Por Redação | 25 de Setembro de 2013 às 10h00

Na última segunda-feira (23), o governador Geraldo Alckmin anunciou que assinou uma autorização para a construção de duas novas linhas de trem no estado de São Paulo, e uma delas irá chegar até o Aeroporto Internacional de Cumbica, no município de Guarulhos.

A conexão será feita através da Linha 13-Jade, que vai contar com 12 quilômetros de extensão para ligar a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safira, na Zona Leste da capital paulista, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A nova linha com direção ao aeroporto entrará em operação em 2015 e calcula-se que transportará 120 mil usuários por dia.

O projeto inclui a construção de três novas estações: uma em Engenheiro Goulart, outra em Guarulhos-Cecap e a terceira no Aeroporto Internacional de Guarulhos. "Metade dela [Linha 13-Jade] vai ser elevada, porque passa sobre o Parque Ecológico, sobre o Rio Tietê, sobre a Ayrton Senna e sobre a Dutra", comentou Alckmin. As obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelos consórcios HFTS Jade e CST Linha 13-Jade.

A outra obra autorizada pelo governador é a extensão da Linha 9-Esmeralda, integrada ao Metrô, até Varginha, na Zona Sul. Atualmente, a Linha 9-Esmeralda liga a cidade de Osasco ao bairro do Grajaú, na Zona Sul da capital paulista. O valor do investimento na obra de extensão está estimado em cerca de R$ 633 milhões, e a linha fará o transporte diário de cerca de 110 mil passageiros.

Fonte: Exame

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.