George RR Martin: 'Não vou morrer antes de terminar Game of Thrones'

Por Redação | 10 de Julho de 2014 às 09h05
photo_camera Divulgação

A série "As Crônicas de Gelo e Fogo" deve ganhar seu sexto volume (The Winds of Winter) até o final do ano que vem, e o objetivo do autor George R. R. Martin é encerrar a franquia no sétimo livro (A Dream of Spring). O primeiro foi lançado em agosto de 1996, o que significa que, provavelmente, os fãs terão de esperar por um bom tempo até que a saga chegue ao fim. Mas se você acha que Martin está preocupado em entregar o último livro o quanto antes, pode esquecer.

Durante um bate-papo com o jornal suíço Tagesanzeiger, o criador de Game of Thrones foi perguntado sobre o que ele acha das pessoas que dizem que ele escreve muito devagar, e de algumas que temem a morte do autor antes de finalizar a série. Na hora de responder, Martin foi categórico: "Eu acho que essa é uma questão muito ofensiva, as pessoas especulando sobre minha morte e minha saúde. Então eu digo um dane-se para essas pessoas", disse o norte-americano, que completa 66 anos em setembro.

Martin também citou alguns fãs que reclamam de sua presença constante em eventos, exibições e reuniões comerciais com executivos e produtores da HBO por acreditarem que esses compromissos atrapalham o autor e, consequentemente, acabam por atrasar a entrega de novos livros. Acontece que Martin só escreve quando está em casa porque é lá que ele gosta de trabalhar. Ou seja, ele não produz nada em hotéis, avião, trem ou qualquer outro lugar durante suas viagens.

"Eu escrevo profissionalmente desde 1971, conheço meu estilo de trabalho - e não o faço quando estou viajando. Eu trabalho em casa quando sei que terei um longo espaço de tempo para me perder enquanto escrevo. E não é agora que vou mudar só porque algumas pessoas estão impacientes pelo próximo livro", declarou. Falando nisso, o escritor garante que já sabe como a série de livros vai acabar, mas que não sabe quando o próximo volume estará pronto.

Martin já admitiu em entrevistas anteriores que tem escrito mais lentamente por dois motivos: pela idade e também por causa do seriado de TV (além dos projetos spinoffs). Aliás, ele já contou todo o final para David Benioff e Dan Weiss, criadores da série da HBO, e que, pelo fato da emissora possuir os direitos autorais da franquia, ele não tem controle sobre o que irá acontecer com o seriado nos próximos anos. As gravações da quinta temporada, que estreia em 2015, devem começar em breve.

Assita abaixo ao vídeo completo da entrevista de George R. R. Martin (em inglês). E para os fãs que não aguentam esperar até o próximo livro sair, é melhor lembrar do recado de Martin: Valar Morghulis.

Leia também:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.