Garrafa captura ruídos do dia a dia e cria música com eles

Por Redação | 04.01.2013 às 08:00

Pense nos sons mais comuns do seu cotidiano: buzinas no trânsito, metrô chegando à plataforma, choro de um bebê, pessoas falando ao seu redor, passos, gatos miando, etc. Agora imagine se tudo isso se transformasse em uma música. Essa é a proposta da garrafa batizada de 'Re: Sound Bottle', que capta ruídos do nosso dia a dia, remixando vários sons diferentes e criando uma música inédita a cada vez que for aberta.

Quando o usuário remove a rolha da garrafa, a gravação começa e a captura de som é indicada por uma série de luzes intermitentes que aparecem no corpo da peça. É possível gravar uma grande variedade de sons, com a opção de gravar diretamente no frasco (falando próximo a ele) ou apenas capturar os sons do ambiente.

Quando a rolha é acoplada novamente à garrafa, os sons são processados e armazenados para uma reprodução posterior. Quando o usuário tirar novamente a rolha (e ela já tiver gravado sons suficientes), o resultado é uma constante mudança de música, remixada com base nos ruídos gravados. Agitar o frasco ou tampar novamente a garrafa faz com que ela pause e mude a música, como se o usuário estivesse pulando faixas em um leitor de MP3.

Confira o vídeo abaixo, que mostra o projeto criado por um estudante de design de Tóquio, chamado Jun Fujiwara, em ação.