Garota de 13 anos quer ser a primeira pessoa a pisar em Marte

Por Redação | 10 de Outubro de 2014 às 12h05

Qual era o seu maior sonho quando tinha apenas 13 anos de idade? Provavelmente você sonhava em chegar logo aos 18 anos. Mas este não é, de certa forma, o caso de Alyssa Carson.

Alyssa é uma pré-adolescente cujo maior sonho é nada mais nada menos que ser o primeiro ser humano a pisar em Marte. E não pense que isso é uma ideia nova, pois, em entrevista à BBC ela explicou que esse desejo surgiu quando tinha apenas quatro anos de idade.

E a garota parece realmente determinada a realizar este feito. "O fracasso não é uma opção", disse a menina. "À medida que envelheço e continuo fazendo várias coisas, meu currículo só vai aumentando". Isso mesmo, ela tem apenas 13 anos.

Desde que decidiu o que queria da vida, há nove anos, ela já visitou três vezes o centro de treinamento de astronautas da NASA e aprendeu vários idiomas. "Eu falo espanhol, francês, chinês, inglês e um pouco de turco do Space Camp Turkey (acampamento espacial da Turquia)”. Ela também já deu uma palestra no TEDx, na Grécia, e se reuniu com a equipe do Mars One na Holanda.

Alyssa

Alyssa Carson em uma de suas visitas à NASA (Imagem: Reprodução / BBC)

Os planos de Alyssa para o futuro são bem definidos e ela está determinada a embarcar em uma missão para Marte em 2033. Até seu pai já está convencido que o destino de sua filha é mesmo o Planeta Vermelho. "Com certeza eu acho que Alyssa vai para Marte. Não tenho dúvidas", disse durante a entrevista.

Aliás, não é apenas seu pai que lhe dá força. Paul Foreman, porta-voz da NASA, disse que a Agência leva pessoas como Alyssa muito a sério. "Ela está na idade perfeita para um dia se tornar astronauta e eventualmente viajar até Marte. Ela está fazendo as coisas certas, tendo o treinamento adequado, seguindo todos os passos corretos para realmente se tornar uma astronauta".

Alyssa já tem uma página na web para compartilhar com o mundo as suas experiências e desejos. Em seu site, ela explica porque escolheu Marte: "Este [planeta] pode ser nossa próxima Terra. Pense em todas as coisas que estão no Espaço. Por exemplo: planetas nunca explorados, galáxias que nunca ouvimos falar, estrelas que são apenas bebês, buracos negros que são maiores do que a distância entre o Sol e Plutão multiplicada várias vezes, partes do universo que nunca vimos. É muito mais do que você pode imaginar. Eu sou a Geração Marte".

Confira a entrevista completa da garota:

Alguém aí dúvida do futuro brilhante desta jovem?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.