Força Aérea dos EUA vai testar avião que atinge 6x a velocidade do som

Por Redação | 27 de Outubro de 2012 às 15h56

Esta semana os militares norte-americanos anunciaram que vão realizar mais uma tentativa de voo com seu avião hipersônico não tripulado. Há algum tempo a Força Aérea dos Estados Unidos estuda tecnologias hipersônicas, mas os testes realizados até agora não foram finalizados com sucesso.

A aeronave X-51A Waverider seria capaz de atingir até seis vezes a velocidade do som, o que corresponde a cerca de 7.400 km/h. Dá pra imaginar isso? Mas, em nenhum dos voos testes realizados até agora, ele conseguiu bater essa marca.

Segundo a ABC News, durante a última tentativa, que aconteceu há dois meses, a X-51A voou por apenas 16 segundos antes que uma pane fizesse a turbina parar. Uma investigação descartou falhas de software ou de fornecimento de energia.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Durante o primeiro voo, que aconteceu em 2010, um X-51A voou perto de Mach 5 (cerca de 6.174 km/h) durante três minutos. Já um voo de testes feito no ano passado terminou prematuramente, quando a aeronave tentou reiniciar seu motor, sem sucesso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.