FIDO: tecnologia vestível para cachorros

Por Redação | 21 de Setembro de 2013 às 19h19

O Google firmou uma parceria com o Instituto de tecnologia da Georgia (Georgia Tech) para desenvolver um sistema para tecnologia vestível capaz de ajudar os cães de serviço a se comunicar de uma maneira mais fácil com as pessoas – ou até mesmo permitir que o homem veja o mundo através dos olhos de um animal.

Como o Google Glass ainda deve demorar um pouco para chegar ao mercado, o líder técnico do projeto voltado para o melhor amigo do homem, Thad Starner, reuniu alguns professores do Georgia Tech para desenvolver um equipamento computadorizado para auxiliar o trabalho dos cães.

O projeto se chama Facilitating Interactions for Dogs with Occupations (FIDO), e significa algo como Facilitando a interação para cães com Ocupações. Ele vai permitir que o cão morda uma espécie de colete especial, que irá ativar um sensor capaz de enviar informações para seu treinador ou a pessoa que ele auxilia.

Ao ser acionado pelo cachorro, o sensor ativa um som que pode ser ouvido por meio de um fone de ouvido ou até mesmo transmitir vídeos para algum dispositivo como o Google Glass. A tecnologia ainda está em fase de testes, mas futuramente pode ajudar o dono de um cão-guia saber quando o animalzinho precisa sair ou então ser alimentado, por exemplo.

FIDO
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!