Estudantes usam impressora 3D para fazer tatuagem

Por Redação | 08.04.2014 às 15:20

O estudante francês Pierre Emm teve uma ideia inovadora: fazer com que uma impressora 3D gravasse uma imagem em tecido humano. E ele levou a ideia adiante com dois colegas, Piotr Widelka e Johan Da Silveira, e transformaram uma impressora MakerBot Replicator 3D em uma máquina de tatuagem de verdade.

O protótipo do mecanismo participou do desafio proposto pelo Ministério da Cultura francês, o Public Domain Remix. A ideia do desafio era incentivar produções que remodelam imagens, vídeos e audios que já tenham caído em domínio público.

Tattoo 3D

Os estudantes tiveram oito horas para preparar o material. Em uma única tarde, a equipe conseguiu fazer a impressora desenhar em pele humana usando uma caneta em vez do dispositivo extrusor. O projeto foi muito bem recebido por todos.

No entanto, a equipe não quis parar por aí. Eles decidiram seguir com as pesquisas até poderem testar tatuagens de verdade desenhadas em pele humana. O grupo continuou as pesquisas em seu tempo livre com ajuda de professores e outros colegas. Pierre e seus companheiros pegaram uma máquina de tatuagem emprestada e conseguiram pele artificial para os primeiros testes.

Tattoo 3D

Fonte: Pierre Emm/Indestructables

O primeiro desenho foi um círculo simples, que testaria a precisão do aparelho e foi feito com sucesso. O grande desafio seria aplicar a técnica em uma superfície curva e em um material mais flexível que o silicone.

Foram experimentadas diversas maneiras para firmar a área a ser tatuada até chegar na opção por uma faixa de borracha. Após isso, o procedimento teve sucesso e a equipe quis mostrar um passo a passo para transformar uma impressora 3D em uma máquina de tatuagem.

Confira o vídeo da experiência abaixo: