Este aplicativo bizarro substitui o seu rosto em tempo real usando uma webcam

Por Redação | 10.01.2014 às 12:25
photo_camera Divulgação

Nicolas Cage não ganhou papéis muito significativos nos últimos anos, mas filmes mais antigos com o ator possuem até certa relevância. Um deles é "A Outra Face", de 1997. Na trama, Cage é um agente do FBI que troca de rosto com um terrorista (interpretado por John Travolta) para descobrir onde uma gigantesca bomba está localizada no centro de Los Angeles.

Diferente da história do filme, na qual foi usada uma técnica mega-revolucionária, ter o rosto de outra pessoa não é mais tão complicado assim. Isso graças a um projeto criativo (e assustador) do programador Audun Mathias Øygard, que desenvolveu um sistema de reconhecimento facial em tempo real que pode substituir o seu rosto pelo de qualquer outra pessoa. E tudo usando apenas uma webcam.

Intitulado CLMtrackr, o conceito é baseado em um código open-source de JavaScript que mapeia 70 pontos distintos da sua face. Feito isso, o programa "encaixa" o rosto de alguém no seu e, por acontecer naquele instante, ele se adapta simultaneamente aos movimentos que você fizer. A ideia é divertida, mas o próprio Øygard admite que sua criação é um tanto bizarra.

"Realmente, é um efeito muito estranho 'vestir' o rosto de outra pessoa quando você está acostumado a se olhar no espelho", disse ao site Fast Company. Até o momento, estão disponíveis retratos como Walter White ("Breaking Bad"), Exterminador ("O Exterminador do Futuro"), George Clooney, Justin Bieber, Kim Kardashian, Rihanna, Audrey Hepburn, Sean Connery, Barack Obama, Picasso, Mona Lisa (de Leonardo Da Vinci) e claro, de Nicolas Cage.

É claro que o aplicativo ainda precisa de melhorias – se você virar a cabeça muito para o lado, a face selecionada fica travada em determinado momento. Mas não é difícil de imaginar que esse tipo de tecnologia pode ser uma das ferramentas mais usadas daqui alguns anos, principalmente por aqueles que preferem esconder sua verdadeira identidade na internet.

"Acredito que um monte de coisas estão se fundindo agora para que seja possível aumentar ou modificar sua percepção da realidade. E a substituição de rostos é uma das coisas que ficará muito melhor ao longo do tempo", afirma Øygard.

O CLMtrackr é gratuito e pode ser testado neste link, desde que você tenha uma webcam.

clmtrackr