Vislumbre o futuro minimalista nesse novo terminal de um aeroporto chinês

Por Redação | 31 de Outubro de 2013 às 10h35

Aeroportos geralmente são confusos, mal sinalizados e têm um estilo arquitetônico duvidoso. Se falarmos dos terminais aeroviários brasileiros, a coisa piora significativamente e a experiência beira a de uma rodoviária.

Aqui e acolá surgem algumas exceções maravilhosas, como é o caso do novíssimo e ultra moderno terminal 3 do Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao'an, em Hong Kong, mostrado pelo Gizmodo. Após cinco anos de construção, o terminal tem inauguração agendada para o próximo mês e promete tirar o fôlego dos passageiros com seu visual futurístico.

Novo terminal do aeroporto de Shenzhen Bao'an

O futurístico Terminal 3 do Aeroporto de Shenzhen Bao'an

Todo o projeto foi conduzido pelo casal Massimiliano e Doriana Fuksas, do Studio Fuksas, e transformou um terreno inutilizado do aeroporto em um terminal que se sobressai visualmente e eleva o 4º aeroporto mais movimentado da China à condição de ponto turístico.

A estrutura que se estende por quase um quilômetro asfalto adentro é revestida por metal e vidro que lhe dão a aparência de uma colmeia. Se o visual exterior é estonteante, por dentro ele se mostra mais incrível e funcional. A luz natural adentra o ambiente, iluminando todo o seu interior – do teto ao chão – cuidadosamente arranjado para refletir e brilhar.

Novo terminal do aeroporto de Shenzhen Bao'an

Construído no que antes era uma área subutilizada, o novo terminal se estende por mais de 1 quilômetro asfalto adentro

Novo terminal do aeroporto de Shenzhen Bao'an

A iluminação natural que entra pela estrutura e o piso que a reflete são exemplos perfeitos de arquitetura sustentável, que não perde nem um pouco de beleza

Os guichês de informação e as unidades condicionadoras de ar foram estilizados como árvores esculturais, ao passo que as enormes colunas de sustentação do terminal nos remete a imensas catedrais clássicas.

Novo terminal do aeroporto de Shenzhen Bao'an

As colunas de sustentação se destacam pela grandiosidade e nos remetem a catedrais

Com todo seu estilo, o novo terminal de Shenzhen Bao'an resgata o charme de viajar de avião ao mesmo tempo que nos remete a um futuro elegante e minimalista em que os hubs de conexão aeroviárias deixarão de ser um lugar entediante, em que todos pararão para apreciá-lo ao invés de apenas reclamar.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.