Emoji ganha 250 novos emoticons, entre eles o 'dedo do meio'

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 15h25

Em um post publicado em seu blog oficial nessa segunda-feira (16), o Unicode Consortium, responsável pelo padrão Unicode de escrita em computadores e smartphones, anunciou a inclusão de 250 novos emoticons e outros 2 mil caracteres. Figuras famosas como a “saudação Star Trek”, a pomba da paz e até um dedo do meio em riste poderão ilustrar uma mensagem.

Para PCs

No Microsoft Word, é possível acessar o Unicode através do menu “Inserir > Símbolo”; entretanto, lá estarão apenas os caracteres disponíveis na versão instalada. A atualização terá que ser feita pelo desenvolvedor, mas é possível que chegue logo aos computadores.

Emoticons

A versão 7.0 do padrão Unicode também traz uma série de novos símbolos monetários, como o Rublo (russo) e o Manat (do Azerbaijão); além destes, o padrão traz também caracteres de diversos sistemas de escrita como o alfabeto chinês e árabe, entre outros. A ideia é que os PCs sejam capazes de manipular qualquer sistema de escrita existente, impedindo o sistema de exibir aqueles retângulos comuns ao receber uma mensagem com caractere não reconhecido pelo editor de textos.

Animais, desenhos ligados ao clima, como tornados e nuvens, trânsito e muitos outros que estarão disponíveis na nova versão do padrão Unicode podem ser conferidos aqui.

Para smartphones Android e iOS

250 novos desenhos serão adicionados ao teclado Emoji, entre eles o famoso "dedo do meio". Há algum tempo, o público faz campanhas para uma maior diversidade dos desenhos. No ano passado, uma campanha para inclusão de bonequinhos negros ganhou força, já que o sistema trazia apenas figuras de pele branca ou amarela. Também foram incluídos bonequinhos do mesmo sexo juntos em um mesmo símbolo. Os novos desenhos, agora, dependem da Apple e do Google atualizarem seus sistemas iOS e Android para serem exibidos ao público.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.