Easter Eggs: você não poderia passar a Páscoa sem eles!

Por Luciana Zaramela

Os famosos easter eggs (ovos de páscoa, em inglês) são surpresas escondidas em sistemas operacionais, jogos, aplicativos, webpages e até motores de busca. Estas surpresas divertidas ganharam esse nome devido às que comumente encontramos no interior dos ovos de Páscoa. E quer data melhor para se divertir com eles?

Funções divertidas ocultas no Windows 7

God Mode - o 'modo Deus' do Windows

Não é à toa que esse modo recebeu esse nome: você pode se tornar onipresente no sistema operacional, controlando todas as definições possíveis em apenas um local. Para ativá-lo, basta criar uma nova pasta no Desktop ou em qualquer outro local e batizá-la de GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}.

Assim, a nova pasta aparecerá no sistema com 270 itens, cada um com opções de configuração do sistema.

Gravando problemas

O Gravador de Passos para Reprodução de Problemas é um easter egg interessante. Ele captura automaticamente cada passo executado no computador, inclusive, com legendas na descrição do texto de onde você clicou e um screenshot a cada clique. Ideal para quem deseja relatar algum problema no sistema operacional e compartilhar com um técnico ou outro profissional para auxiliar a resolvê-lo.

PSR

Para ativá-lo, basta digitar "psr" no Menu Iniciar. O Gravador aparecerá na tela e, assim que você clicar no ícone para iniciar a gravação, poderá prosseguir – cada passo seu na tela será gravado e registrado.

Uma nova calculadora

A calculadora do Windows pode trazer muito mais recursos do que você imagina. Além dos convencionais botões para cálculos, é possível fazê-la converter unidades diversas de pesos e medidas, calcular taxas de amortização e até autonomia de combustível em veículos. Para usar suas novas opções, basta ativá-las no menu 'Visualizar'.

Deletar arquivos sem deixar rastros

Quando deletamos um arquivo no PC, ele não é totalmente apagado do sistema. Para que ele seja removido a ponto de não ser recuperado por ferramentas especializadas, é necessário sobrescrevê-lo várias vezes, até que todos os seus rastros desapareçam. No entanto, há um easter egg bastante útil no Windows 7 (e também no 8, no XP e no Vista) para quem deseja apagar de vez certos arquivos.

Cipher

Para sobrescrever todo o espaço livre em disco, basta abrir o Prompt de comando e digitar 'cipher /w:X', onde X representa a letra do diretório desejado. Portanto, se você quiser apagar o espaço livre da unidade C:, basta digitar 'cipher /w:c' no Prompt. O comando tratará de remover o máximo possível de dados durante a sobrescrita.

Problemas com o mouse?

Você sabia que é possível mover janelas de um lado para outro na tela sem utilizar o mouse? Basta segurar a tecla Windows e pressionar, ao mesmo tempo, a seta direcional desejada para movê-la para a direita ou para a esquerda. A janela ativa irá mover de acordo com a seta que você pressiona, e se você utiliza dois monitores, ela passará de um para outro normalmente.

E por falar em monitores, ao pressionar Windows + Shift + seta direcional, a janela ativa irá pular para a mesma posição no monitor adjacente.

As surpresas ocultas no Mac OS X

Efeito 'sugador' ao minimizar janelas

No OS X, temos apenas dois métodos de minimizar janelas: Genie e Escala, certo? Errado. Existe mais um, embora esteja oculto no sistema: é o modo 'Suck', no qual uma janela parece ser 'sugada' pelo seu respectivo ícone no Dock ao ser minimizada. E o efeito é bastante interessante.

Suck effect

Para ativá-lo, basta abrir o Terminal e digitar "defaults write com.apple.dock mineffect -string suck" (sem as aspas). Para que a novidade funcione, será necessário reiniciar o Dock. Para isso, ou você reinicia o computador ou abre o Monitor de Atividades (Aplicativos > Utilidades), encontra o aplicativo Dock e força seu desligamento. Uma vez forçado a fechar, ele reabre novamente. Mas se você já está mesmo no terminal e está acostumado com ele, basta aplicar um comando "killall -KILL Dock" e pressionar enter. O Dock se reiniciará da mesma forma.

A temível tela azul da morte

A tela azul que mais importunou os usuários do Windows pode ser vista no Mac em tom de deboche, quando se está conectado em rede e há uma máquina rodando o sistema operacional da concorrente. Basta clicar no ícone relacionado ao computador com Windows ligado na rede e pedir para visualizar suas informações.

Jogo da cobrinha e Tetris

Ah, os anos 90! Quem teve um celular naquela época e não ficava matando o tempo brincando com o jogo Snake, que atire a primeira pedra. E você pode continuar jogando no Mac. Basta abrir o Terminal, digitar 'emacs', e pressionar enter. Dentro do emacs, pressione a tecla ESC e a tecla X ao mesmo tempo. Se o cursor na parte inferior do Terminal aparecer, digite 'snake'. Pronto!

Snake

Para jogar Tetris, é só repetir o procedimento e, em vez de 'snake', digitar 'tetris' na parte inferior da janela do Terminal.

Todas as previsões do tempo em lugar nenhum

Quer ver todos os tipos de clima de uma vez no OS X? Acesse o Dashboard e clique sobre a imagem do clima atual de sua cidade segurando as teclas Command e Option ao mesmo tempo. A cada novo clique, uma nova imagem.

Weather

Você percebeu que sua cidade sumiu e passou a se chamar 'Nowhere'? Pois é, esse 'Lugar nenhum' é dado quando se deseja ver todos os tipos de clima possíveis que o Weather pode mostrar.

Here's to the Crazy Ones

A poesia utilizada pela campanha de marketing da Apple fez tanto sucesso que virou easter egg. Fazendo alusão aos loucos que se tornam gênios e transformam o mundo, a poesia da campanha Think Different, de 1997, já foi até confundida como excerto de obra de Jack Kerouac. Embora muitos pensem que Here's to the Crazy Ones seja mesmo de autoria do artista, o texto foi escrito especificamente para a campanha e pode ser exibido no TextEdit.

Abra o Finder, vá até Aplicativos e encontre o ícone do TextEdit. Aumente o tamanho do ícone (ou aperte a barra de espaço para ativar o Quick View ao selecioná-lo). Você verá que o texto da campanha está escrito no ícone do aplicativo:

Dear Kate, Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes - the ones who see things differently. They're not fond of rules and they have no respect for the status quo. You can praise them, disagree with them, quote them, disbelieve them, glorify or vilify them. About the only thing that you can't do is ignore them. Because they change things. Take care, John Appleseed

Curiosidade: John Appleseed era o nome utilizado em exemplos durante as demonstrações que Steve Jobs fazia, tanto em computadores quanto em gadgets, como o iPhone. Veja a propaganda:

Easter Eggs do Google

Surtando a tela do Google

Quer ver o Google dar piruetas na tela? Muita gente já conhece o comando, mas experimente digitar, no local da busca, um dos três termos (pode não funcionar se você não usar o Google Chrome e estiver com o Google Instant ligado):

  • do a barrel roll
  • z or r twice
  • tilt

Depois, clique em "Estou com sorte".

Curiosidade: 'do a barrel roll' e 'z or r twice' são nomes de manobras do saudoso Starfox 64, o jogo em que a raposa Fox pilotava uma nave estelar.

E por falar em estelar…

Você já viu que o Google funciona em diversos idiomas de nosso planeta, não é verdade? Mas sabia que o Google também funciona em Klingon? Isso mesmo. Se você conhece a história de Star Trek, sabe que Klingon é uma raça não muito amistosa, que preza pela luta, pela coragem e pela honra. O Klingon tem até dicionário, e quem é realmente fã da série até sabe alguns termos. Quer entrar na pele do Tenente Worf e ver como funciona? Basta abrir o Google Klingon!

Google Easter Eggs

Além do Klingon, há também o Google Pirata (AHHRR!) e uma versão em homenagem ao Hortelino Troca-Letras (Elmer Fudd, em inglês), dos desenhos Looney Tunes.

Ainda na onda espacial

Depois de ver o Google falando Klingon, é possível que você queira ir aonde nenhum homem jamais esteve antes. Mas, calma. Que tal não ir tão longe e bater um papo com um marciano? Este easter egg pode ser ativado pelo Google Earth. Basta abrir o programa e procurar por marte. Ao encontrar o planeta, digite "Meliza" no campo de buscas e… surpresa! Você estará na casa do Marciano.

O sistema de bate-papo é baseado em algoritmos de inteligência artificial que geram respostas com base nas palavras, e não no contexto. Então, não fique muito desapontado caso o 'marciano' se pareça um tanto limitado.

Volta ao mundo pelo Google Earth

Já pensou em fazer um tour pelo planeta pilotando um avião? O Google Earth traz este divertido easter egg, chamado Google Earth Flight Simulator. É possível conhecer vários lugares do mundo pilotando um caça F-16 ou um Cirrus SR22.

Google Earth Easter Eggs

Para começar a jornada, abra o Google Earth e pressione Ctrl + Alt + A. Se estiver meio atrapalhado com os controles do avião, basta clicar aqui para aprender a pilotá-lo.

Google MentalPlex

Que tal fazer buscas utilizando apenas a força da mente? Sim, o Google MentalPlex existe pra isso. Basta seguir as instruções:

  • Remova óculos e chapéu (ou qualquer outra coisa que estiver na sua cabeça);
  • Olhe para o centro do círculo colorido e mantenha-se imóvel;
  • Projete a imagem mental daquilo que você deseja encontrar;
  • Clique (ou mentalize-se clicando) no círculo.

A brincadeira foi realizada pela empresa para o dia Primeiro de Abril. O divertido é ler os tipos de erros gerados pelo programa, que se diz basear em ondas cerebrais, astrologia, temperatura, pressão e o escambau para encontrar aquilo que você deseja procurar.

Esses são apenas alguns de vários easter eggs espalhados por aí. Descobriu algum outro interessante? Conte pra gente nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.