Documentários sobre Tecnologia que você precisa assistir

Por Redação | 05.12.2014 às 14:07

Tecnologia da Informação e Comunicação é um campo maravilhoso de se estudar e aprender. Mas, de vez em quando, é possível fazer isso de forma mais divertida. Que tal um documentário? Separamos aqui embaixo alguns deles que podem trazer informações interessantíssimas, e quem sabe, te entreter por algum tempo.

O Triunfo dos Nerds (1996 - legendado, em três partes)

Embora seja bastante antigo, explica bem os primórdios da computação pessoal empreendidos por grandes nomes da área como Paul Allen, Bill Gates, Steve Ballmer, Steve Jobs e Steve Woz.

Revolution OS (2001 - legendado, única parte)

Este aqui conta o início do movimento do software livre, bem como o surgimento e primeira geração do Linux. Um ponto forte é a grande quantidade de entrevistas.

O Código Linux (2001 - legendado, única parte)

Provavelmente uma variação europeia do anterior, também conta a história do movimento do Software Livre e do Linux, mas de forma um pouco mais resumida.

National Geographic: O Jeito Google de se trabalhar (2010 - dublado, única parte)

Feito pela NatGeo, este documentário conta a história da companhia, sua filosofia de trabalho e a rotina de trabalho nos maiores centros, como Rússia, China e Vale do Silício.

Vítimas do Facebook (2012 - legendado, única parte)

"Vítimas do Facebook" lança um olhar sobre as conseqüências inesperadas de pessoas que compartilham suas informações pessoais nas mídias sociais. Conheceremos pessoas que perderam seus empregos, acabaram com seus casamentos, perderam a dignidade, ou que até foram presas – tudo por causa de suas próprias postagens ou das de outras pessoas no Facebook. Para dar um contexto mais amplo aos eventos, essas histórias são intercaladas com reflexões de especialistas nas áreas de sociologia, segurança da Internet e mídias contemporâneas.

Roube este Filme (2006 , legendado, 4 partes)
Um documentário contundente feito pelos apoiadores do site de torrent The Pirate Bay, contando detalhes da história e da filosofia copyfight deles.

Roube este Filme 2 (2007, legendado, 1 parte)

Continuação do anterior, atualizando as atividades do Pirate Bay e contando a fundação do Partido Pirata, na Suécia.

The Pirate Bay - Away from Keyboard (2013 - legendado, única parte)

Uma espécie de "Roube Este Filme", atualizada pela equipe do Partido Pirata e simpatizantes do TPB.

Nós Somos a Legião - A História do Anonymous (2012 - legendado, única parte)

Desde 2013, o grupo de cyberativistas Anonymous não causa mais tanto furor na imprensa, mas vale a pena conhecer a história do movimento.

Wikileaks - Segredos e Mentiras (2011 - legendado, única parte)

Uma história que se desenrola até hoje, o Wikileaks é um site que disponibiliza documentos confidenciais, tornando-se uma anárquica ferramenta de soft power (ato de exercer poder político sem recorrer à força bruta militar).