Doctor Who, Game of Thrones e outras várias 'Wikis' para geeks e fãs de séries

Por Redação
photo_camera Restler

As páginas Wiki, que seguem o mesmo pressuposto de criação de conteúdo de forma dinâmica da Wikipedia, podem ser bem específicas sobre alguns temas, como suas séries favoritas.

Antes do Tumblr e outros recursos atuais, as wikis eram locais ideais para encontrar uma grande quantidade de conteúdo sobre um assunto. O esforço coletivo faz com que muita coisa não seja 100% confiável, mas para compensar, você consegue encontrar informações inéditas e difíceis de achar. Vamos as dicas de três wikis que estão fazendo sucesso, com informações do site Make Use Of.

Doctor Who

Com sucesso consolidado de 50 anos, completados no ano passado, Doctor Who é um dos shows mais amados dos fãs de ficção científica. O fenômeno estrelado originalmente por William Hartnell mostrou que é atemporal, sem perder suas características usadas desde os primeiros episódios.

wiki doctor who

O wiki destinado ao show é o Tardis Core Data, que pode parecer pequeno em um primeiro olhar, mas que esconde uma imensidão de conteúdo. Ele é dividido em quatro partes: universo, onde contém as informações de ficção e abrange a maior parte do site; mundo real, onde os visitantes podem conhecer mais dos atores, atrizes e equipes de produção ao longo das cinco décadas; DWU, é a parte que possui um conteúdo complementar como peças de teatro, jogos e especiais como The Curse of the Death Fatal; e para encerrar o The Hub, a parte de administrador e que serve para os usuários conhecerem melhor como o wiki funciona.

O site tem ainda uma política de evitar spoilers, lidando mais com o que já aconteceu do que com os próximos passos. Se você quer conhecer tudo sobre Doctor Who, ou dar uma olhada em todo o conteúdo que pode ser gerado a partir de um programa de TV, conheça o Tardis.

Game of Thrones

Desde 2011, a série de livros e o programa da HBO têm atraído muitos holofotes para os romances de George R.R. Martin, com sucesso em diversas partes do mundo. Com a vastidão de tramas usadas pelo autor para traçar o destino de Westeros, não é de se surpreender que o Game of Thrones Wiki também seja volumoso. São quase 2.500 páginas, com a cobertura completa de quase tudo que envolve o show.

wiki game of thrones

São páginas e páginas explicando os episódios, personagens e produção das cenas. Outro diferencial do site é que ele une com bastante interatividade o passado e presente, com espaço na primeira página para o último e para o próximo episódio. No entanto, esse benefício também gera um problema: a chance de encontrar spoilers é grande.

Com uma estimativa de 1,77 milhão de palavras nos livros, o conteúdo realmente é um grande desafio para a wiki, e é necessário muita mão de obra para compilar tudo, principalmente com mais duas temporadas da HBO a caminho.

Life on Mars

O Life on Mars Wiki é um pouco menor que os outros que vimos aqui. No entanto, possui um conteúdo muito interessante e vem mantendo-se popular apesar de ter sua última temporada exibida em 2010.

wiki life on mars

Ainda assim, Life on Mars e a sequência Ashes to Ashes foram sucesso de público. A série foi criada por Matthew Graham e Ashley Pharoah e no site, o foco são os personagens principais: Simm como Sam Tyler, Keeley Hawes como Alex Drake e Philip Glenister como Gene Hunt. A wiki ainda reserva um espaço para o remake que, no entanto, não teve muito sucesso.

Caso tenha gostado da ideia de ajudar na construção de um arsenal de informação sobre um show querido, outras séries também possuem wikis, mas nada impede que você crie uma.

Fonte: http://www.makeuseof.com/tag/doctor-game-thrones-great-wikis-cult-tv-fans/