Dicas para não ser mal interpretado ao enviar e-mails "engraçadinhos"

Por Ultradownloads

Todos sabem que não é tão fácil assim expressar seus sentimentos e ser bem compreendido através de conversas online, mas o que realmente impressionou em um estudo divulgado pela American Psychological Association é que as pessoas são mal interpretadas em 50% das vezes que enviam uma mensagem na web.

etiqueta na internet

E, realmente, enviar uma mensagem engraçada e ganhar uma resposta completamente inesperada (de alguém ofendido, por exemplo) não é algo tão incomum assim. Pensando nisso o pessoal da Ragan separou sete dicas valiosas para manter um bom convívio virtual. Confira:

  1. Certifique-se de que você realmente possui um relacionamento próximo com as pessoas antes de enviar mensagens sarcásticas ou brincadeiras.
  2. Use itálico, negrito, sublinhado, pontos de exclamação e outros artifícios para enfatizar uma frase ou palavra, mas tome cuidado para não abusar.
  3. Não use letras maiúsculas, isso é considerado "gritar" na etiqueta web.
  4. Não use palavras extremamente abreviadas caso você não seja tão próximo da pessoa que irá receber a mensagem.
  5. A mesma regra funciona para emoticons. Nem todos gostam de receber rostinhos felizes. Pessoas mais sérias, por exemplo, dificilmente aceitam essas imagens tão bem quanto aqueles mais "descolados".
  6. Evite entrar em conversas depressivas ou muito emocionais. Você nunca sabe como está o humor da pessoa que está do outro lado da tela do computador ou do celular, e algumas coisas são melhor interpretadas pessoalmente ou por telefone.
  7. Se você acha que a outra pessoa não vai entender o que você está tentando dizer, peça para alguém ler a mensagem antes de enviá-la para ter certeza de que ela faz sentido.

Resumidamente, basta usar o bom senso na hora de enviar suas mensagens online e SMS. E aproveite para enviar este artigo para aquele amigo que insiste em encher sua caixa com assuntos, digamos, "não pertinentes"!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!