Designer cria talheres bem diferentes que prometem estimular nossos sentidos

Por Redação | 23 de Novembro de 2012 às 20h00

O designer Jinhyun Jeon resolveu criar alguns modelos de talheres para "brincar" um pouco com as sensações que podemos ter dentro de nossa boca enquanto degustamos algum alimento. A ideia dele não se baseia no alimento em si, mas no formato de cada peça.

Na página do projeto ele explica que "os utensílios de mesa que usamos para comer não devem ser apenas uma ferramenta para colocar comida na nossa boca, mas devem tornar-se extensões do nosso corpo, desafiando nossos sentidos, mesmo no momento em que a comida ainda está no seu caminho para ser consumida".

Talher sensorial rosa

Apesar de achar essa história de "extensão do nosso corpo" ser um tanto bizarra, arte é arte, então vamos entender o que realmente Jeon quer proporcionar às pessoas com seus talheres diferentes. Ele chama a atenção para o fato dos formatos terem sido pensados com base no fenômeno da sinestesia.

A ideia é baseada em uma condição neurológica em que o estímulo de um de nossos sentidos pode afetar outros que não foram estimulados diretamente. Isso faria com que nosso corpo percebesse a comida de uma maneira completamente nova.

Os talheres possuem diferentes cores e texturas, aqueles com cores quentes, como vermelho e laranja, são supostamente para aumentar o apetite, diz Jeon, e são mais eficazes quando usados com moderação.

Talheres sensoriais vermelhos

As peças são feitas de aço inoxidável prata ou de plástico, e as várias texturas e formas são destinadas a estimular o sentido do tato no interior da boca de quem as experimenta. As peças de plástico, por exemplo, parecem de vidro, o que cria uma sensação chocante para o usuário, afinal a aparência do item se torna desconexa com a sensação que ele causa.

Talheres sensoriais brancos
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.