Designer cria acessórios feitos com restos de comida

Por Redação | 14.10.2012 às 08:34

A designer britânica Hoyan Ip desenvolveu um projeto um tanto quanto diferente para unir o assunto desperdício de alimentos com moda. Ela criou uma coleção inteira de acessórios feitos com restos de comida. Batizada de 'Bio-trimmings' - algo como 'bio-enfeites' -, a coleção conta com bolsas, fivelas de cinto, golas de camisa, colares e botões, tudo feito a partir de resíduos de alimentos.

A artista também chama nossa atenção para a questão do impacto ambiental causado por grandes empresas da indústria da moda. Ela ressalta que botões, fivelas e fechos de metal são todos fabricados industrialmente, e não há preocupações sobre o impacto que terão sobre o meio ambiente, pois consomem uma grande quantidade de energia e combustível durante o processo de fabricação.

Já a fabricação das peças de Hoyan é bem mais simples. Ela seleciona os restos de comida que deseja utilizar em cada criação, depois os molda de acordo com a forma desejada. Em seguida, eles passam por um processo de secagem e, para finalizar, recebem uma camada de um produto que dá brilho e o acabamento final.

Bolsa feita com restos de comida

Imagem: Reprodução / Hoyan Ip

"Pode-se argumentar que nada é mais novidade em termos de tendências de moda. As roupas são reinterpretadas a cada temporada. Por isso vale a pena preservar o que já temos pronto no nosso guarda-roupa, e encontrar novas formas de usá-las", disse Hoyan Ip em seu site.

Em seu texto, ela também comenta a respeito da indústria da moda e de consumo. "Será que a adição de produtos feitos a partir de resíduos de alimentos reduziria o valor da marca ou aumentaria esse valor, tendo em conta a importância crescente dos valores de sustentabilidade e ética hoje em dia?", completa a designer.

Realmente, a sustentabilidade e a arte têm andado bem próximas. Quem se lembra do fotógrafo que fez uma série de imagens retratando comidas estragadas e chamando a atenção para o gasto com o desperdício?