Curto-circuito suspende atividades da Curiosity em Marte

Por Redação | 04 de Março de 2015 às 17h37
photo_camera Washington Times

A Curiosity, sonda da NASA que está em Marte, sofreu um curto-circuito e terá de ser afastada de suas atividades por alguns dias até que a agência consiga sanar o problema.

A sonda estava em uma atividade rotineira, transferindo uma amostra coletada durante a perfuração de uma rocha, quando o problema aconteceu. Em seu site, a NASA relata que o mecanismo de broca do braço da Curiosity estava ligado e o pó coletado da rocha estava descendo para uma câmara responsável por peneirar as amostras quando o curto-circuito aconteceu. Automaticamente, a sonda interrompeu a ação.

Curiosity

Imagem: NASA

O processo de transferência de amostras já foi realizado, sem problemas, cinco vezes em outros locais de perfuração. "Estamos fazendo testes no veículo em sua configuração atual antes de mover o braço ou a sonda", explicou Jim Erickson, gerente de projeto da Curiosity.

A Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012, e essa não é a primeira vez que ela apresenta problemas técnicos durante sua estadia em Marte. Em fevereiro de 2013, a sonda apresentou uma falha no sistema que exigiu a ativação do segundo computador de bordo, que estava lá exatamente para assumir o comando em caso de falha no computador principal.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.